Escolhendo seus ativos.

Definir quais serão os ativos (ingredientes principais responsáveis por proporcionar os benefícios prometidos pelo produto. Eles são os componentes que realmente atuam nos fios para alcançar efeitos específicos, como hidratação, nutrição, reconstrução, brilho intenso, entre outros.) essenciais para seus cosméticos capilares não é uma tarefa tão simples quanto parece. A principio, basta apenas escolher quais oferecem melhores benefícios, não é mesmo? Entretanto não é apenas isso.
É necessário que estes ativos atendam às necessidades das pessoas, ofereçam resultados rápidos, em poucos dias ou até mesmo, resultados imediatos, visto que cada vez mais, as pessoas estão enfrentando rotinas mais agitadas e estressantes, fazendo com que optem por dedicarem um tempo aos cuidados capilares profundos em segundo plano e permaneçam com o simples, fazendo com que os fios sofram ainda mais devido às deficiências nutricionais e até mesmo com a simples falta de proteções térmica.

Função e Funcionamento dos Ativos

Os ativos agem penetrando na fibra capilar, interagindo com a estrutura dos fios e proporcionando os benefícios desejados. Eles podem agir na cutícula (camada externa do fio), no córtex (camada intermediária) ou, em alguns casos, até na medula (parte interna do fio). A escolha do ativo depende da necessidade específica do cabelo.

Ativos Poderosos e Suas Funções:01. HIDRATAÇÃO PROFUNDA

Ácido Hialurônico: Retém a umidade nos fios, mantendo-os hidratados e com aspecto saudável. Pode ser encontrado em diversos tipos de produtos, como: shampoo, condicionador, máscara, leave-in ou até mesmo em ampolas. Pode ser encaixado dentro de um cronograma capilar ou usados diariamente, já que promove a hidratação.
Pantenol (Provitamina B5): Penetra profundamente no fio, mantendo a hidratação e melhorando a elasticidade, além de proteger os fios, reduzir a formação de pontas duplas, aumentar o brilho e muito mais.
Aloe Vera: Conhecido por suas propriedades hidratantes, ajuda a reter a umidade e acalmar o couro cabeludo. rica em nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos, como vitaminas A, C e E, além de minerais como zinco, cálcio e magnésio.

02. NUTRIÇÃO

Óleo de Argan: Rico em vitamina E, tem efeito reparador na fibra dos cabelos, deixando os fios mais saudáveis, macios, brilhosos e ainda reduz a queda. O óleo é um grande aliado para tirar o frizz e domar aqueles fios arrepiados.
Karité: Se você está com os fios secos, ressecados, porosos, opacos e quebradiços, apostar na manteiga de karité é uma excelente opção. Esse ativo, rico em ácidos graxos, vitamina A e E, possui efeito revitalizante quando passado nos fios, proporcionando brilho, maciez e flexibilidade. Além disso, a manteiga de karité usada no cabelo ajuda na absorção e retenção da umidade, entregando uma nutrição intensa e profunda.
Óleo de Coco: Mais do que proporcionar brilho e deixar os fios macios, ele consegue penetrar na fibra capilar, devolvendo os nutrientes que as madeixas precisam para fugir do aspecto ressecado, além de tirar o frizz de qualquer tipo de cabelo, dar mais movimento para as pontinhas do cabelo.

03. RECONSTRUÇÃO

Queratina: formada de aminoácidos (que são blocos de construção das proteínas), é fundamental para sua estrutura e resistência dos fios. Ela forma uma película ou “capa protetora” ao redor dos fios, conferindo-lhes elasticidade e evitando a quebra, mantendo os nutrientes dentro dos fios. Além disso, a queratina é essencial para manter os cabelos saudáveis, brilhantes e com aspecto sedoso.
Aminoácidos/Complexo de aminoácidos: A função dos aminoácidos nos cabelos, que estão presentes na queratina, é manter a fibra capilar forte, resistente e garantir elasticidade, para evitar a quebra. Logo, o cabelo consegue crescer com mais facilidade e os aminoácidos ajudam a produzir os glóbulos vermelhos que fornecem as vitaminas essenciais para os folículos pilosos.
Colágeno: adicionado principalmente nos shampoos e condicionadores, ajuda a restaurar a elasticidade e a estrutura dos fios, promovendo resistência, aumento da elasticidade, também protege o cabelo de danos externos, como a poluição diária e os procedimentos químicos, que podem danificar a fibra capilar e deixar os fios quebradiços e sem vida.
Grupo Ux
Grupo Ux
Grupo Ux

04. BRILHO INTENSO

Silicones (Soft): Formam uma película protetora ao redor do fio, refletindo a luz e proporcionando brilho. Além de proteger as madeixas contra a ação de agentes externos prejudiciais, o silicone também funciona como um protetor térmico, preserva a água da fibra capilar fazendo com que o calor do secador e da chapinha não afete a umidade natural das madeixas.
Óleo de Semente de Uva: Rico em antioxidantes, proporciona brilho, protege os fios contra danos, estimula o crescimento e pode até mesmo, manter a coloração dos fios por muito mais tempo.
Vinagre de Maçã: Um dos principais usos do vinagre de maçã é para a acidificação capilar. Ou seja, devolver o pH ácido que é o natural dos fios. Isso faz com que as cutículas sejam fechadas, o que os torna menos porosos, mais alinhados, também fecha as cutículas dos fios, deixando-os mais lisos e com brilho espelhado.

COMO ESCOLHER OSATIVOS CORRETOS

Identifique a Necessidade do Cabelo: Primeiro, avalie se o cabelo precisa mais de hidratação, nutrição, reconstrução, entre outros. Faça o planejamento do seu produto, como por exemplo: será apenas 1 produto ou uma linha completa? Quais danos serão tratados? Quais benefícios desejo proporcionar? Quais tipos de cabelos serão beneficiados?
Informe-se: Esteja em contato com o (a) responsável químico dos produtos, para que possa conhecer e entender melhor como cada ativo poderá ser encaixando dentro daquilo que você deseja. Este, mais do que ninguém poderá lhe guiar e desenvolver um produto que proporcione melhores resultados.
Considere o Estado do Cabelo: Cabelos danificados podem precisar de uma combinação de ativos de reconstrução e hidratação, enquanto cabelos secos podem se beneficiar mais de ativos nutritivos.
Teste e Observe: Às vezes, a resposta do cabelo a determinados ativos pode variar, então experimente e veja como o cabelo reage a diferentes ingredientes.
Escolher o ativo correto pode fazer toda a diferença na saúde e na aparência dos fios. Não se esqueça de conhecer também as fragrâncias e texturas, para oferecer uma experiência ainda melhor aos seus futuros clientes, todo detalhe e boas escolhas importam muito na hora de vender e conquistar cada um deles.

Posts Recentes

Porque ter sua marca própria?

Porque ter sua marca própria?

Construir algo do zero e vê-lo prosperar traz uma sensação de realização única. Você pode se sentir mais conectado ao seu trabalho, sabendo que ele reflete suas ideias, valores e paixões.
Escolhendo seus ativos

Escolhendo os ativos.

Definir quais serão os ativos (ingredientes principais responsáveis por proporcionar os benefícios prometidos pelo produto. Eles são os componentes que realmente atuam nos fios para alcançar efeitos específicos, como hidratação, nutrição, reconstrução, brilho intenso, entre outros.) essenciais para seus cosméticos capilares não é uma tarefa tão simples quanto parece.
Como vender mais

Primeiros passos para venda.

Iniciar as primeiras vendas com sua própria marca de cosméticos capilares pode ser um desafio, mas com as estratégias certas, você pode alcançar sucesso rapidamente.